Acessibilidade e Desenho Universal
Acessibilidade significa um conceito moderno de abordar o tema deficiência. A acessibilidade é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela norma NBR 9050/94 – acessibilidade de deficientes a edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos, como sendo a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaço mobiliário e equipamento urbano.
As questões da acessibilidade estão ligadas ao desenho universal. O desenho universal tende a ser naturalmente inclusivo, favorecendo a biodiversidade humana natural e contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida para todos.
É o Desenho Universal que estabelece os requisitos de acessibilidade. Vale a pena conhecer mais sobre esse conceito, que tem como pressupostos:
Equiparação nas possibilidades de uso; O design é útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas.
Flexibilidade no uso; O design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades.
Uso simples e intuitivo; O uso do design é de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário.
Captação da informação; O design comunica eficazmente ao usuário as informações necessárias, independentemente de sua capacidade sensorial ou de condições ambientais.
Tolerância para o erro; O design minimiza o risco e as conseqüências adversas de ações involuntárias ou imprevistas.
Dimensão e espaço para uso e interação. O design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho, postura ou mobilidade do usuário.
· Mínimo esforço físico; O design pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.
Acadêmicas: Adriene, Mariáh, Marília, Quéren
9 comentários:
Acessibilidade significa um conceito moderno de abordar a palavra "deficiência". Sabemos que antigamente,o mundo não era totalmente acessível às pessoas com certos tipos de deficiência, fazendo com que se tornasse difícil ter uma vida "normal e independente". Você acha que o mundo em que hoje vivemos oferece total acessibilidade à todos os tipos de pessoas? Por quê?
Discordo,ele não oferece total acessibilidade porque muitas pessoas não fazem valer os seus direito,pois desconhecem o que a lei os garante.O acesso ao espaço público é um direito de todos os cidadãos, mas o que se vê na prática é que as pessoas com deficiência muitas vezes não têm acesso a vários locais.Além das adaptações físicas existe também a questão da conscientização da população que pela falta de informação sobre as deficiências, acabam por não valorizar os meios de acessibilidade criados,um exemplo seria as pessoas que estacionam seu carro em vaga destinada a deficientes.
Não,pois as pessoas não respeitam as leis,não se conscientizando das dificuldades que as pessoas deficientes enfrentam,pelo fato de não possuírem acesso a vários espaços em nossa sociedade.
Não, muita coisa ainda precisa se modificada para que se possa dizer que o mundo esta acessível a todos. As regras que devem ser utilizadas para a "fabricação" de materiais, que possibilitam melhor acesso de pessoas que possuem alguma deficiência, nem sempre são seguidas a risca como deve ser. Isso faz com que o efeito seja contrario do desejado, ao invés de auxiliar acaba dificultando, como por exemplo as rampas para cadeirantes. Obvio que nem tudo esta errado, mas deveria haver uma conscientização dos fabrincantes de objetos para melhor acessibilidade e tambem dos necessitados de maior acessibilidade, para que possam reinvidicar sobre seus direitos de ter uma vida normal.
não,existe ainda uma grande resistencia, em relação a acessibilidade.O mundo atual ,acredito,associa os investimentos em acessibilidade,com perda de tempo e gasto de dinheiro.O que tem sido feito nessa àrea,até hoje,é muito pouco se compararmos com outros países.
Acredito que ja tivemos um grande avanço no que diz respeito a acessibilidade nos tempos atuais. Mas é importante dizer também que esta é uma longa caminhada, e que ha muito ainda que se fazer para conseguirmos chegar na questão da acessibilidade a todos.
Apesar de ter ocorrido um grande avanço na área, ainda falta muito para que possamos afirmar que existe uma total acessibilidade à todas as pessoas. Há lugares que ainda não possuem coisas simples, como as rampas para cadeirantes. Mas devemos ter esperança que com o passar do tempo haja uma concientização e um mundo totalmente acessivel seja possível.
Não oferece total acessibilidade a todos,pois, embora a legislação brasileira federal sobre acessibilidade seja abrangente e moderna, falta uma mudança cultural para que o país seja tão avançado em termos práticos quanto é nas suas refências legais e normativas na temática do acesso universal.
Me colocando no lugar de uma pessoa com deficiência, acredito que seria um grande desafio no mundo de hoje ter uma vida normal e independente, as tecnologias assistivas avançaram muito melhorando as possibilidades dessa independência, porém outras coisas também avançaram, tomando por exemplo a vida em uma cidade maior, a violência, o trânsito perigoso até mesmo para pessoas sem deficiências, entre outras coisas. Existe também uma luta de classes, um deficiente pobre vai ter menos condições que um deficiente que nasceu com privilégios econômicos que facilitam a aquisição de coisas que podem facilitar a vida proporcionando essa independência.
Postar um comentário