Deficiência Física: É a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros.
Podendo ser eles superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento tem-se paralisia ou paresia.Paralisia:se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora.Paresia:o termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco.
Classificação das Paralisias=Monoplegia (um membro é afetado), Diplegia:( membros superiores afetados),Hemiplegia (membros do mesmo lado afetados),Triplegia(três membros são afetados),Tetraplegia/ Quadriplegia (quando a paralisia atinge todos os membros),Paraplegia(quando a paralisia afeta apenas os membros inferiores).
Tipos: Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias),Lesão medular (tetraplegias,paraplegias), Miopatias(distrofias musculares), Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica), Lesões nervosas periféricas, Amputações,Seqüelas de politraumatismos,Malformações congênitas, Distúrbios posturais da coluna, Seqüelas de patologias da coluna, Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros, Artropatias, Reumatismos, inflamatórios da coluna e das articulações, Lesões por esforços repetitivos (L.E.R.), Seqüelas de queimaduras.
Causas: Paralisia Cerebral,Hemiplegias,Lesão medular,Amputações,Febre reumática, Câncer, Miastenias graves, Mal formações congênitas,Artropatias.
Para fazer a identificação
Observação quanto ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê
Atenção para perda ou alterações dos movimentos, da força muscular ou da sensibilidade
Identificação de erros inatos metabolismo.do
Identificação de doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas.
A Identificação precoce pela família seguida de exame clínico especializado.
Tratamento:Estimulação precoce,Psicológico e Fisioterápico.
Grupo 05- Lidiane, Maira, Márcia e Tailene
13 comentários:
Pergunta do grupo de Deficiência Física:
Buscando construir bases e alicerces para o aprendizado, a criança pequena com deficiência também necessita experimentar, movimentar-se e deslocar-se. Considerando essas necessidades, o que você entende por estimulação precoce e como isso influência no desenvolvimento pessoal e profissional?
Lidiane, Maira, Márcia e Tailene
A Estimulação Precoce é o atendimento realizado com bebês e crianças que apresentam alterações no seu desenvolvimento, físico ou mental, objetivando, a melhora desse desenvolvimento minimizando assim os problemas apresentados. Em conseqüência disso, teremos um ser mais preparado para enfrentar as dificuldades que farão parte do seu dia-a-dia.
Entendo que a estimulação precoce é a base fundamental para o desenvolvimento de uma criança, através dela é que as funções e a capacidade de uma criança com deficiência física irão se desenvolver.
Esta estimulação, a meu ver, serve principalmente para desenvolver as habilidades motoras, que são um dos maiores desafios de uma criança com essa deficiência que geralmente tem dificuldade para se movimentar, falar, escrever... e para que essa criança nao sofra por falta dessas habilidades no futuro, como para ingressar em uma escola ou trabalhar é que acho importante este estímulo, pois elas apesar de consideradas deficientes têm capacidade de aprender se receberem uma educação apropriada.
A estimulação precoce é o atendimento realizado com bebês e crianças de até 3 anos e 11 meses que apresentam alterações no seu desenvolvimento. Acredito que a estimulação possa promover o um melhor desenvolvimento onde as dificuldades possam ser minimizadas ou superadas.
E FICA A DICA DE QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL TEM UMA DCG RELACIONADAS A ESTE TEMA:
*O TRABALHO DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL COM CRIANÇAS NASCIDAS DE RISCO.
Não esqueçam que conhecimento não ocupa lugar!!
Entendo como estimulação precoce sendo a base do desenvolvimento das crianças. É utilizada em crianças que apresentam modificações em qualquer parte de seu desenvolvimento.
Para os recém-nascidos portadores de deficiência há uma série de exercícios especiais de detectam e estimulam a capacidade cognitiva. Se a criança não recebe esses estímulos até os quatro anos e 11 meses de idade, pode ter atraso na fala, locomoção e capacidade cognitiva. Além disso, a convivência dessa criança com outras que não apresentam deficiências também é um estímulo.
A conscientização e o incentivo por partes de todos (pais e comunidade) são indispensáveis para superar essas dificuldades.
É o atendimento realizado com crianças que apresentam alguma alteração em seu desenvolvimento. Assim, quando essa criança crescer ela estará pronta para enfrentar os obstáculos que serão impostos.
A Estimulação Precoce é um tipo de tratamento realizado preferencialmente com bebês de 3 anos e 11 meses que apresentam alterações no seu desenvolvimento, tendo como objetivo impulsionar o desenvolvimento das habilidades motoras do bebê. A forma de tratamento deve ser adaptada a cada caso. Sua estimulação é de fundamental importância para que futuramente este bebê ou criança possa encarar as dificuldades diárias e ter capacidade de aprender e receber uma educação que venha a minimizar os problemas de sua deficiência.
Fernanda Dione Kemmerich.
Como sabemos, a estimulação precoce é oprocedimento utilizado com crianças que possuem alterações no desenvolvimento físico e mental, oferecendo a melhora de tal desenvolvimento favorecendo a melhora dos problemas que se apresentam. Acredito, que esse é um ótimo método pois, possibilita à essas pessoas qualidade de vida, torna-as muito mais confiantes,independentes, e acreditarem que assim é possível viver, e viver bem.
Em primeiro lugar, parabéns pelo tarbalho!! Sobre estimulação precoce, penso que deve ser bem dosada o tipo de estimulação sobre essa criança que já está lidando com vários conflitos de por não ser como as outras crianças. A estimulação deve ser para que ela se sinta bem com ela mesma e não para os familiares. O profissional neste momento é de extrema importancia para dar o equilíbrio necessário para essa criança, pois, terá consiência de suas verdadeiras necessidades e as mais importantes e o tempo certo para que tudo se desenvolva.
Gostei muito dessa idéia de blogger, parabéns. Daniela academica de Psicologia da ULBRA-SM
Oi meninas parabéns pelo trabalho!!! É a estimulação feita com bebês e crianças, e acredito que ela é muito importante pois, quanto mais cedo iniciar essa estimulação melhor será o seu desenvolvimento no decorrer do seu crescimento.
Acredito que esse dever é das pessoas que mais ficam com a criança....
Porque eles são aprendizes e se receberem estimulos desde bem pequenos com certeza se desenvolverão muito bem...
DRIELE ROZO
Postar um comentário