
SURDEZ
Deficiência auditiva ou surdez – É a incapacidade parcial ou total da audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
FATORES de RISCO para a SURDEZ do BEBÊ de 0 a 28 dias – Histórico familiar, infecção intra uterina, meningite, rubéola toxoplasmose, ventilação mecânica em UTI neonatal por mais de 5 dias.
ALGUNS TIPOS de PREVENÇÃO – Campanhas de vacinação das jovens contra a rubéola, acompanhamento a gestantes (pré-natal), campanhas de vacinação infantil contra: sarampo, meningite, caxumba, etc..., por meio de diagnóstico.
SURDEZ SEVERA/PROFUNDA – perda auditiva que impede o individuo de entender com ou sem aparelho auditivo.
SURDEZ LEVE/MODERADA - Perda auditiva que dificulta, mas não impede o individuo de se expressar oralmente, bem como perceber a voz humana.
EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO GESTUAL:
Português sinalizado, mímica, alfabeto manual, comunicação total.
LIBRAS ou LÍNGUA BRASILEIRA de SINAIS – É a língua materna dos surdos brasileiros e como tal poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.
PAPEL da FAMÍLIA NA ESCOLARIZAÇÃO – Aceitação da criança pelos pais e familiares e a crença nas suas potencialidades. A necessidade de carinho quando suprida, possibilita o desenvolvimento da capacidade de contato afetivo adequado com outras pessoas. Desde o nascimento, os pais devem estabelecer a comunicação com seu filho surdo, como o fazem com os demais filhos ouvintes, sem se deixar bloquear pela surdez. Os pais e demais membros da família incluem a sua criança surda ou não, nas atividades cotidianas do lar desde o nascimento, que influencia positivamente toda a família e vizinhança.
GRUPO 03- Letícia, Fabiane, Maribel e Caroline
23 comentários:
Qual é na sua opinião sobre a inclusão dos surdos em escolas regulares?A inclusão pode ajudar ou prejudicar os surdos?
No meu ponto de vista, a inclusão pode prejudicar os surdos, pois os professores que não possuem habilitação para tal, encontrarão muita dificuldade em ministrar aulas a estes alunos. E pelo que vi no fórum mundial da educação, os surdos não têem interesse nesta inclusão.
Na minha opinião os surdos nao deveriam ser incluídos nas escolas regulares, pois faltam profissionais capacitados para suprirem todas as necessidades dos alunos deficientes, a pouco tempo que a disciplina de libras se tornou obrigatória em alguns cursos de licenciatura, por isso enquanto essa inclusão nao for feita completamente para todos os profissionais se tornaram capazes de ajudar e nao prejudicar os surdos considero essencial que continuem existindo escolas especializadas para este tipo de deficiência.
Os surdos constituem um grupo heterogeneo: há surdos biculturais, surdos bilingues, surdos oralizados e sinalizados. Todos tem direito a acesso gratuito as escolas e principalmente o direito de escolher quais escolas querem frequentar se regular inclusiva ou se bilinguista com alunos surdos e professores especializados. Por esses motivos tenho certeza que a inclusão só prejudicará os surdos.
Na minha opinião, os surdos merecem escolas só para
eles, essa inclusão não seria realmente favorável, pois analisando bem as escolas na maioria das vezes, não têm estrutura nem para receber alunos sem deficiência, as condições educacionais atualmente são muito precarias, os profissionais também não estão habilitados para receberem alunos com essa deficiência, pois além de incapacitados para a comunicação o ensino das libras ainda é raro no Brasil.
Lembrei de um ótimo exemplo de que nem mesmo os surdos querem esta inclusão, pelo protesto feito por eles mesmos no Fórum Mundial de Educação, ocorrido a algumas semanas...o protesto era a favor de escolas só para surdos foi realmente comovente e gerou muito espanto, pois a maioria das pessoas não pensava pelo lado complicado, apenas queriam a inclusão sem pensar nas conseqüencias e após o que presenciaram mudaram de opinião. Gostei muito das questões levantadas por eles e realmente concordo que não tem como haver inclusão.
acho que a inclusão nas escolas regulares é desnecessária, pelo menos por enquanto pois eles mesmos se sentem incomodados com isso...Não há ainda profissionais totalmente capacitados para ensiná-los, pois eles com certeza terão um ritmo de aprendizado bem mais dificil que os ditos "normais".
Na minha opinião as pessoas devem ser livres e ter direito a escolha. Se um surdo achar bom estudar em uma escola regular acredito que ele tem este direito, só não concordo com a obrigatoriedade e a forma como essa inclusão vem feita pois não se trata apenas de lei e sim de mudança de mentalidade. E quanto as professoras deveriam estar sempre buscando capacitação e formação continuada, pois só é bom naquilo que faz quem ama o que faz.
Acredito que pode prejudicar o aprendizado dos surdos, pois necessitam de um professor capacitado para atendê-lo, o que nem sempre é possível na maioria das escolas. E também parece ser da preferência deles estudar em escolas especiais para surdos.
Acredito que a inclusão dos surdos nas escolas regulares não seria conveniente, pelo fato de que nas escolas regulares alguns professores não tem habilitação para exercer tal função, com isso os surdos seriam os maiores prejudicados.
Na minha opinião os surdos não deveriam ser incluídos nas escolas regulares, pois seriam os maiores prejudicados, pelo fato de que as escolas não estão capacitadas em termos de estrutura e habilitação de professores.
Acho que a inclusão dos surdos em escolas regulares não deveria acontecer, pois muitas vezes não existem professoras preparadas para trabalhar com esses alunos, podendo muitas vezes excluirem estes das atividades em grupo. Acredito que esses constrangimentos devem ser evitados. Outro aspecto a ser comentado é aceitação dos surdos nas escolas regulares os quais muitas vezes não concordam com essa inclusão, sentindo-se mais confortável em escolas especiais. Um exemplo disso foi o protesto feito pelos alunos surdos no Fórum Mundial da Educação.
Na minha concepção, todos os seres humanos têm direitos de ir e vir, não sendo diferente com os surdos. Acho que eles deveriam ter livre arbítrio para decidir o que querem, porém a inclusão deles na escolas regulares ao invés de ajudar no processo educacional poderia "retardar" o mesmo, tanto por eles não se sentirem a vontade como por falta de profissionais capacitados e até mesmo pela discriminação que ainda existe nas escolas.
Acredito que a inclusão de surdos em escolas regulares, seria produtiva se tivessemos estrutura e capacitação de todos os profissionais que compõem as escolas,pois teriamos condiçoes de incluí-los sem prejudicá-los na sua aprendizagem, nem na sua socialização. Mas como essa mudança está longe de acontecer, creio que seja melhor manter essas escolas especiais, na qual os alunos possuem a assistência necessária.
Creio que a inclusão dos surdos em escolas regulares possa prejudicar os mesmos, pois infelizmente muitas escolas não são capacitadas para receber esses alunos especiais, que requerem mais atenção do educador.
Não sou totalmente a favor da inclusão, pois acredito que apesar de ser uma tentativa de aumentar a interação entre os surdos e os ouvintes, ela está sendo imposta de forma muito repentina e talvez não se tenha à garantia de profissionais prontos para essa inclusão.Outro aspecto negativo seria a obrigatoriedade desse mesmo,pois o surdo deve escolher por si, se realmente quer fazer parte de uma escola regular ou não.Acredito também, que a inclusão poderia por um lado prejudicar e por outro ajudar os surdos,pois eles poderiam encontrar maiores dificuldades em um meio aonde seu ritmo viria a ser muito diferente, mas também acabaria sendo uma chance de conhecer melhor o “diferente”,tanto para eles como para os seus colegas.
Para incluir um surdo em escola regular é necessário ter professores adequados para lecionar as aulas sem prejudicar o aluno surdo e nem os demais colegas da classe. Se isto não for possível esta inclusão será prejudicial para o desenvolvimento do aluno com deficiência auditiva, e segundo discussões à respeito do assunto, a maioria das pessoas surdas não gostariam de ser inclusas em escolas de ensino regular. Portanto, na minha opinião, para incluir uma pessoa surda em uma sala de aula comum é preciso respeitar as suas diversidades e atender as suas especificidades.
Fernanda Dione Kemmerich
OBS: A FAVIA PATRICIA NÃO CONSIGUIU ACESSAR O BLOG E PEDIU QUE EU POSTASSE O COMENTARIO DELA
FLAVIA PATRICIA:
Os surdos devem ter o direito de escolher para onde querem ir,por isso, eu defendo que os surdos ou qualquer deficiente nao seja obrigado a ter que escolher uma escolaa normal para estudos,pois a inclusão só será válido se o deficiente desejar estar naquele local,por fim a inclusão só será valida de o deficiente desejar estar naquele local, por fim a inclusão não ajuda e nem atrapalha no meu ponto de vista.
Na educação que encontramos hoje em uma escola regular é praticamente impossível um aluno surdo conseguir se adaptar.Isso porque precisa muito mais do que interpretes competendes.O aluno surdo necessita de um ensino que parta de sua cultura,ou seja, do canal visual.Um exemplo, é que no estudo de toda metalinguagem faz uso constante da memoria auditiva. Nesse caso, o aluno surdo necessita de um trabalho mais aprofundado que agregue o canal visual.E isso a escola regular não tem a capacidade de oferecer ao surdo-sem da prioridade para esse e sem excluir o restante da turma.
A inclusão de surdos requer mudanças, interesse, orientações grandes dentro da estrutura escolar, pois não basta apenas um professor especializado, toda a estrutura escolar deve estar preparada para recebe-los,a vida escolar não se baseia somente na sala de aula, para que a inclusão de uma pessoa surda aconteça, todo corpo discente e demais funcionários da escola a quem essa pessoa surda necessitará recorrer precisam estar aptos para sanar suas necessidades e fazer acontecer uma socialização saudavel sem constrangimentos para o surdo.
Acho que primeiramente deve-se respeitar a opinião dos surdos em relação a isso. A sua maioria prefere estudar em escolas para surdos, o que me lava a crer que essa seria a melhor opção para eles, já que assim eles se encontraram em um ambiente agradável para eles. Mas apesar disso, acho que não seria prejudicial aos surdos serem inclusos em escolas de ouvintes se houvesse uma preparação para sua recepção. Com profissionais competentes sua aprendizagem não seria prejudicada e os demais alunos ouvintes poderiam aprender uma nova linguagem, o que seria benéfico para ambos. Mas a inclusão deve ser feita unicamente com o consentimento de quem será incluso, o surdo, pois somente ele poderá dizer se srá prejudicado ou não.
Em certo ponto a inclusão de surdos em escolas regulares é positiva, pois é necessário que o ser humano interaja com todos, é bom para as crianças pois assim poderam desde pequenos a conviver com as diferenças, como também poderão trocar conhecimentos. Mas também em escola regular, ele o surdo pode não ter o estimulo suficiente. Mas se os surdos conviverem só com surdos em escolas especiais, quando o tempo escolar acabar, como conviverão com o restante da sociedade, como se se especializarão em algum curso superior? Assim acredito que a inclusão é possível e positiva, mas não podemos nos recusar a analizar que que ainda é muito falha a estruturação de uma escola para receber um deficiente auditivo. Acredito que é de suma importância que não só as licenciaturas tenham conhecimento da linguagem dos sinais (libras), mas também todos os demais cursos superiores, pois a sociedade não é composta apenas de prfessores e sim de médicos, politicos, bancários...Aposto com firmesa que a inclusão é possível, mas que no momento em que vivemos hoje é melhor que os surdos tenham uma base escolar em escolas especiais.
Embora a inclusão dos surdos em escolas regulares, em contato com ouvintes, seja uma proposta progressista,ainda tem muito a ser trabalhada, pois além de professores preparados essas pessoas necessitam de uma série de condições que, na maioria
dos casos, não têm sido propiciadas pela escola.
Postar um comentário